quinta-feira, novembro 10, 2005

O herói da história


A hospitalização prolongada afasta as crianças da família, da escola e naturalmente fazer desaparecer, por momentos, o mundo alegre da fantasia. A possibilidade de se identificar com as personagens, rir e de se emocionar com os contos, poesias e com as ilustrações dos livros, proporciona à criança um espaço de imaginação e brincadeira, mesmo que esta se encontre imobilizada numa cama.

O projecto "Histórias de Aconchego" no Hospital Dona Estefânia pretende ser construído todos os dias, reinventado com cada criança para que esta se torne o herói desta história. Segundas e quartas-feiras à tarde, as crianças dos serviços de Cirúrgia de Otorrino e as de Ortopedia, vão poder esquecer a sua condição de "súbdito hospitalar" e passar a ter "poder" perante esta situação. A criança pode decidir, pedir ou mandar que a mesma história seja lida ou contada vezes sem conta, que a história termine de forma diferente, que o herói tenha o seu nome ou simplesmente... que não quer a nossa presença. São momentos únicos, numa situação em que a criança hospitalizada por norma não pode dizer "não" .
Um "poder" saudável, num mundo de fantasia onde a criança pode administrar à sua vontade as proteínas e vitaminas para a cura do seu herói.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este projecto é maravilhoso e só podia ser implementado por pessoas especiais.

Anónimo disse...

Os heróis são vocês, por conseguirem dar o melhor presente a estas crianças, a possibilidade de uma gargalhada ;)*

Anónimo disse...

Olá,sou educadora num hospital e sei bem o quanto as crianças gostam deste tipo de aconchego. Parabéns, e continuem o vosso lindo trabalho.Margarida